Correio Popular Notícia


DOAÇÃO
Instituições de ensino reforçam estoque de sangue da Fhemeron

Data da notícia: 2017-06-02 11:00:49
Foto: Maria Luiza Pereira/Fhemeron/Divulgação
Alunos do Iesb se vestiram de super-heróis e foram à Fhemeron doar sangue

(Da Redação) A solidariedade tem feito a diferença no estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), único banco de sangue que abastece todas as unidades de saúde de rede pública e particular do estado.

Segundo a assistente social, Maria Luiza Pereira, a Fhemeron está funcionando à noite para atender os alunos doadores do Instituto Escolar Somos Brasileiros (Iesb), que estão com uma grande campanha de sensibilização entre os estudantes que estão aderindo e contribuindo para o aumento do estoque de sangue da unidade.

Alunos do Iesb estão se profissionalizando para o mercado de trabalho e ao mesmo desenvolvendo ações sociais importantes em prol de pessoas que nem conhecessem. A campanha de doação de sangue já tem tradição no instituto e, neste ano, a turma que está se formando em técnica de radiologia se uniu para mobilizar alunos, amigos e familiares para fazer doações. A coleta tem movimentado a Fhemeron no período noturno.

No sábado (3), haverá coleta em parceria com os alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), que criaram uma campanha de doação de sangue no Campus I.

A Fhemeron capacitou lideranças para a efetivação do projeto. Maria Luiza afirmou que haverá também outras parcerias, a exemplo da igreja Presbiteriana e a Faculdade Uniron, que também estarão doando no próximo sábado.

Capacitação
Nos últimos cinco meses, servidores da Hemorrede de Rondônia participaram de curso de capacitação para melhorar o sistema de doação de sangue no estado. Segundo a gerente técnica Fhemeron, Carola Hurtado, a iniciativa foi direcionada para 18 servidores de oito municípios, e já se planeja uma nova edição do curso para maio deste ano envolvendo profissionais de mais cidades rondonienses.

‘‘Essa capacitação é de grande porte, uma das maiores que já fizemos. Foi realizada de forma modular em Porto Velho com conteúdo teórico e prático sobre as boas práticas laboratoriais com base no fluxo de trabalho no hemocentro coordenador’’, afirmou a gerente.

Participaram da capacitação, servidores dos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.
Com profissionais melhor preparados, a sociedade rondoniense é quem é beneficiada.

‘‘O impacto é extremamente positivo para os que fazem uso dos nossos serviços. A partir do momento que o profissional tem conhecimento mais profundo da rotina do seu trabalho, você consegue oferecer um serviço mais ágil e eficaz’’, avalia Carola.

A capacitação ocorreu numa parceria da Fhemeron com o Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas). ‘‘O Cetas ficou responsável pelo conteúdo didático-pedagógico e a Fhemeron em contrapartida proporcionou que todos esses participantes viessem do interior e ofereceu a estrutura física do hemocentro coordenador’’, explicou.

Fonte: Eleni Caetano e Vanessa Moura/Assessoria.






Noticia vista 1158 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.